Exposição Itinerante Centro Cultural Africano

"EXPOSIÇÃO ITINERANTE“MASCARAS E ESCULTURAS”

A beleza e riqueza da arte Africana, só recentemente reconhecida e caracterizada no alto conceito de arte, trazem consigo a existência de uma sofisticação artística e cultural que remetem a mais de dois milênios. A impressionante força beleza e representação artística de seus objetos, que podem ser tanto esculturas figurativas quanto trabalhos não figurativos, não se resumem a seu apelo estético, mas também a seu efeito psicológico e emocional, que protegem e fortalecem povos e culturas, reflexão uma consciência cultural que reconhece a complexidade da sociedade tradicional Africana assim como papel de grandeza social que determina e seus significados em geral.

 Tem como objetivo:

- Ampliar o conhecimento e a compreensão da Historia da África e dos afros brasileiros

- Contribuir para o reconhecimento e o respeito às culturas africana e afro-brasileira por parte dos visitantes.

- Estimular a promoção da igualdade étnico-racial.

- Promoção da Lei 10.639/03

África não é um País e sim um Continente  

Na mostra “Arte Africana – Exposição de Mascaras e Esculturas”  , junto às obras, legendas descritivas com apresentação de cada peça. Sendo os objetos da arte tradicionais Africanos feitos geralmente para uso dentro de contextos específicos, frequentemente rituais e cerimoniais, a legenda abordará características proeminentes do objeto informadas ao expectador o nome do objeto, a sociedade representada de origem ou cultura de onde veio, e a nação à que a sociedade hoje pertence, o tamanho da peça, idade aproximada, material usado, e histórico artístico e cultural – contando historia, significado e função em cada sociedade.

 Para auxiliar o expectador a “ver” a peça dentro de sua própria base cultural, a legenda será interpretativa, abrangendo certas características  proeminentes do objeto, sua forma em particular, propriedades e detalhes artísticos, explicando a obra em termos de ideias e ações contextuais sociais, morais e religiosas. Com um mínimo de palavras dará ao expectador a oportunidade de pensar sobre o objeto e fazer algumas conexões entre ele (objeto) e a cultura Africana.

“Para expor em sua Instituição, Associação, Escolas ou outros órgãos oficiais ou não, pedimos que entre em contato conosco”.

Telefones 11 3392 7228 / 11 3392 5291

Email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.