Intercâmbio Cultural África Brasil


INTERCÂMBIO ÁFRICA BRASIL

Centro Cultural Africano

A Troca de experiências entre essas duas nações é confirmar os laços das duas culturas, pois é inegável a herança africana, que pode ser sentida nas mais diversas manifestações culturais do povo brasileiro, seja na religião, na culinária ou na música. É muito mais que isso: a África está presente na própria constituição do povo brasileiro. Se há certos traços capazes de caracterizar um povo, não pode haver dúvidas de que o povo brasileiro não seria o que é sem que o espírito da mãe África habitasse o seu corpo.

É de suma importância o intercâmbio desses dois povos, visto que os africanos tiveram grande influência na base estrutural da cultura do povo brasileiro, os afrodescendentes caminham para um conhecimento mais profundo de suas origens e uma construção mais sólida de cidadania, buscando assim a verdadeira democracia, deixando de lado o tratamento desigual.

Neste momento, em que o Brasil torna o resgate de suas raízes africanas, por meio da promoção de debates, estudos e pela edição de atos normativos (dentre os quais se destaca o que institui o ensino da história africana nas escolas), vimos como importante ressaltar a ligação entre estas duas culturas.

Destacamos então o grande valor do intercâmbio cultural entre as duas nações,  entre os dois continentes,  seja por estudos, com cursos sobre essa cultura, ou mesmo pelo intercâmbio cultural de estudantes tanto do Brasil, como da África.

Achamos de extrema importância trazer para o Brasil, estudantes africanos, para conhecer um pouco mais da cultura “Afro-brasileira, para fazer esse intercâmbio cultural, enriquecendo assim mais ainda toda essa mescla cultural, assim como, enviar estudantes brasileiros para a África, fazendo assim essa troca de experiências”.

Por isso que dentre os projetos do Centro Cultural Africano, está o Intercâmbio Estudantil África Brasil.